sexta-feira, 9 de maio de 2014

Semana da Leitura


Jardim de Infância de Chaves


A curiosidade natural das crianças em idade pré-escolar (3,4 e 5 anos) é um importante factor para mobilizar e criar vontade de ver, folhear, mexer, contactar com as palavras escritas, com o Mundo dos Livros… com a Leitura!
Exposição de produções/trabalhos e livros.


Como prova desta realidade, foi a Semana da Leitura realizada no período de 17 a 21 de março, integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo e que acabou por ser um momento de festa que envolveu toda a comunidade do Jardim de Infância de Chaves: crianças, educadores, assistentes, Clube de Pais e Avós e famílias



Organizada pela Equipa da Biblioteca do Agrupamento e complementada pelas atividades planificadas pelo corpo docente do JI, esta semana foi vivida com muita intensidade, evidenciando que as atividades que envolvem os livros, a leitura e o espaço da nossa biblioteca do JI, espelham a alegria, a satisfação e o envolvimento positivo que todos os nossos alunos manifestam no decorrer desta semana e na preparação da mesma.

Hora do Conto na Biblioteca.
Nesta semana, a leitura centrou-se na leitura e exploração da obra de Palmira Martins, "O Grilinho Tenor", em que todas as turmas vivenciaram o prazer da leitura deste livro, que teve início com o seu conto, no espaço da biblioteca, seguido de um jogo didático, bem como da reconstrução do próprio livro através das suas imagens.

Elaboração de produções em expressão plástica.


Após a exploração da obra, quer nas atividades da biblioteca quer nas salas de atividades, foi tempo de se meter mãos à obra e partir para a divulgação desta obra através das muitas produções realizadas pelas crianças acerca das aprendizagens realizadas. 

Produções/registos escritos da obra.



A leitura, a escrita, a ilustração e a produção de composições plásticas, entre outras,  estiveram na base das várias atividades/tarefas executadas pelas nossas crianças, que proporcionaram o desenvolvimento da linguagem oral e propedêutica da escrita, potencializaram o gosto/prazer pelos livros, envolveram a participação da família no JI e enriqueceram a expressão artística e a criatividade.

Elaboração da Gaiola do Grilinho Tenor.








Visualização do filme "O Grilinho Tenor".

No decorrer deste evento, a biblioteca transformou-se num espaço diferente, mágico. Encontrava-se dividido em duas partes: uma destinada ao visionamento do filme, elaborado com a colaboração das crianças, na outra parte, havia uma tenda na qual as mães ou avós nos brindaram com a hora do conto, para delícia de todos nós. 


O final das manhãs foi enriquecido com o cantarolar da música do grilinho tenor, interpretado por cada uma das turmas e no período da tarde realizaram-se as diversas “horas” do conto. 
Hora do Conto da Turma 1

Na segunda-feira, foi a vez da turma 1, em que a mãe do José Daniel, interpretou o papel de capuchinho vermelho, com a ajuda de um fantoche transformista que interpretava as diversas personagens. No final, as crianças lancharam as “surpresas” que vinham no cestinho do capuchinho vermelho .
                             


Na terça-feira, de tarde, fomos ao Encontro com a autora Palmira Martins no auditório do Centro Cultural de Chaves, brindou-nos com a sua presença e com contos e canções animadas, seguidas de interações com o público (as crianças), de forma fantástica.
Encontro com a autora, Palmira Martins.











Momentos de interação com a autora.












Momento do autógrafo das obras.




No final, as crianças que compraram o livro foram solicitar o seu autógrafo.






Hora do Conto da Turma 5


Na quarta-feira de tarde foi a vez da turma 5, com a interpretação de três mães (Zé Pedro, Matias e Ângelo), brindando-nos com um teatro da história “A Galinha Ruiva”.A atividade foi encantadora e também saborosa, já que no final as crianças puderam provar o bolo que “ajudaram” a fazer durante o teatro.


Hora do Conto da Turma 3


Na quinta-feira de tarde, as mães da Diana e João Pedro da turma 2, com a ajuda da mãe do Francisco da turma 3, fizeram uma dramatização de fantoches: “ os 3 porquinhos”, que representaram de forma extraordinária, tendo como público os meninos da turma 2. Finalizando este convívio com um lanchinho.

Hora do Conto da Turma 3


Na sexta-feira, a avó da Maria da turma 3, não pode deixar de nos voltar a encantar com mais uma história, desta vez “ É tudo verdade, menos algumas mentiras do pequeno corvo”.





Clube de Pais e Avós.

O momento auge da semana (é difícil dizer qual foi), no entanto, o final foi brilhante, com a participação do Clube de Pais e Avós, num teatro na biblioteca, como seria de esperar, do “grilinho tenor”. Foi uma surpresa, com uma atuação completamente diferente em que as crianças e alguns adultos puderam sentir a emoção de ver um teatro às escuras, vendo refletidos os personagens da história com cores fluorescentes e luz negra. 

Crianças aguardando a atuação das mães.


Estavam presentes todas as crianças da escola mas o silêncio era tal que parecia não estar ninguém naquele espaço (Biblioteca) mágico, enquanto durou a atuação destes verdadeiros artesãos da magia.
Ás mães/pais

BEM HAJAM!!!


Sabemos que: se for feito um trabalho neste sentido com as crianças, estas certamente perceberão o quanto a leitura pode ser agradável e ao mesmo tempo contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social. 
Momentos de felicidade e orgulho entre as mães e os filhos.

A criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura, que sempre realizamos com os nossas alunos irão certamente contribuir para formar uma sociedade mais informada, mais esclarecida e mais interveniente, estando assim, todos nós conscientes da necessidade de criar e desenvolver hábitos de leitura nas nossas crianças desde a mais tenra idade.



               Aprender e Crescer ... numa escola, onde o Saber e o Ser caminham lado a lado!

Jardim de Infância de Chaves

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Jardim de Infância de Chaves


            Plano Anual de Atividades: atividades desenvolvidas no 2º período 


Turma 1
Começamos o 2º período com a Vivência do Dia de Reis, atividade que envolveu todas as crianças, educadoras e assistentes do Jardim de Infância.Esta é uma atividade tradicional no nosso JI, já que é através da mesma que, todos juntos, desejamos um BoM AnO. Reunidos no espaço polivalente,após a elaboração das Coroas de Reis, nas quais cada criança se empenhou com criatividade e muito motivação, os Pequenos Reis cantaram a sua canção para todos colegas e adultos. 


Turma 2 


No final todos em conjunto puderam usufruir de um lanche oferecido pelo jardim de infância.

Turma 3



Desta forma, a criança situa-se socialmente no seu grupo de colegas e comunidade do JI, permitindo-lhe sentir a sua identidade social, enquanto pertença a este grupo social que é a nossa escola.
Turma 5

"Muitas Gotinhas de Paz fazem um Mundo melhor"

Painel:" Muitas gotinhas de Paz, fazem um Mundo melhor"
Um momento muito vivido pelos alunos foi sem dúvida a “Paz”. Explorou-se o sentido de segurança no mundo, através da elaboração por cada aluno, junto da sua família, da decoração de uma “Gotinha de Paz”. Estas gotinhas de Paz elaboradas em familia, foram expostas em painéis conjuntos de todas as turmas, colocados por todo o jardim de infância, com o lema: “ Muitas Gotinhas de Paz fazem o Mundo melhor"

Painel: "Muitas Gotinhas de Paz ..."
...fazem um Mundo mais seguro."








Painel do Projeto Curricular de Escola ...










De acordo com o definido no plano anual de atividades do JI, foi explorado e registado pelas crianças, de que forma é que a Paz contribui para o nosso bem estar e segurança pessoal.





Pulseira da Paz ...







Após a exploração da "PAZ" na sala de atividades ao longo do mês de janeiro e, para que cada criança pudesse levar consigo um símbolo que lhes fizesse recordar estas vivências e desta forma Sentir e Fazer a PAZ, elaboraram-se e levaram consigo uma pulseira com uma pomba branca, símbolo da paz e a palavra paz.



Pomba,  símbolo da Paz.

Foi também desenvolvida uma atividade conjunta às 4 turmas, através da decoração de uma pomba em que se utilizaram diferentes materiais, permitindo uma vez mais desenvolver a criatividade e o sentido de estética. Cada turma decorou uma parte da pomba que foi dividida em 4 partes e no final voltou-se a juntar, tendo sido colocada no átrio de entrada do nosso JI. Apelou-se, desta forma, à Paz no Mundo e em cada um de nós com a seguinte frase: “ Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho”( Gandhi), em que cada um de nós, crianças e adultos somos os construtores da PAZ.




Educar para os Afetos: Valores fundamentais a promover pela escola.


Crianças com a sua mensagem, antes de as colocarem no cesto

Durante o mês de Fevereiro, as atividades privilegiaram a Vivência  dos Afetos, tendo por base o tema Segurança Emocional, definido no PAA do JI para este mês. Criou-se mais um momento de partilha e convívio entre todos os alunos na nossa biblioteca, no qual cada criança e adulto trocou mensagens de afetividade/amizade.







Estas mensagens foram trabalhadas/ exploradas nas turmas pelos alunos, recorrendo ao registo gráfico em forma de desenho/ilustração e em forma de escrita. 


Cesto colorido que contém todas as mensagens de amizade.






Este,foi um momento intenso, vivido e sentido por todos, tendo permitido a troca de afetos em forma de AMIZADE, envolvendo todas as crianças e adultos. Realizaram-se diversos painéis sobre os afetos, celebrando assim o dia dos namorados/dia dos amigos.


Troca de mensagem de afeto/amizade entre duas crianças.



Desenvolver  a promoção 
de valores num 
espírito de comunidade.








CARNAVAL: os Romanos do jardim de infância de Chaves

É sempre um momento que envolve toda a comunidade educativa: os pais/familia, colaboraram com a preparação dos disfarces dos seus filhos/educandos. Mais uma vez, este foi vivido de forma interessante e lúdica. Aderimos ao desfile da cidade cujo tema proposto foram “Os Romanos”. Além de pesquisas e registos realizados pelas crianças acerca da presença dos romanos na nossa cidade de Chaves, realizou-se todo um trabalho de sensibilização e motivação a este tema proposto pela autarquia. Cada turma caraterizou os seus disfarces com a cor identificativa das suas salas (sala amarela, azul, laranje e verde) e, todos juntos partimos para mais uma aventura pela cidade: o dia do Cortejo de Carnaval.


Turma 2: sala azul

Turma 3: sala laranja
Turma 5: sala verde.



Cada turma caraterizou os seus disfarces com a cor identificativa das suas salas (sala amarela, azul, laranje e verde) e, todos juntos partimos para mais uma aventura pela cidade: o dia do Cortejo de Carnaval.







O Dia do Pai foi explorado e vivenciado através de atividades de pesquisa e de expressão plástica, que culminaram com o presente/lembrança que cada criança levou para o seu pai. A mensagem que quisemos fazer chegar junto dos pais dos nossos alunos e porque esta também foi a Semana da Leitura: "Pai, conta-me/lê-me uma história", alertando e sensibilizando para a importância da leitura e do prazer dos livros . 



Momentos de leitura com os filhos, tornam-se por excelência, momentos de ternura e proximidade física em que se demonstra afeto à criança e ao seu livro.



Aprender e Crescer ... numa escola, onde o Saber e o Ser caminham lado a lado!