Plano Anual de Atividades: atividades desenvolvidas no 2º período
Turma 1 |
Turma 2 |
No final todos em conjunto puderam usufruir de um lanche oferecido pelo jardim de infância.
Turma 3 |
Desta forma, a criança situa-se socialmente no seu grupo de colegas e comunidade do JI, permitindo-lhe sentir a sua identidade social, enquanto pertença a este grupo social que é a nossa escola.
Turma 5 |
Painel:" Muitas gotinhas de Paz, fazem um Mundo melhor" |
Painel: "Muitas Gotinhas de Paz ..." |
...fazem um Mundo mais seguro." |
Painel do Projeto Curricular de Escola ... |
De acordo com o definido no plano anual de atividades do JI, foi explorado e registado pelas crianças, de que forma é que a Paz contribui para o nosso bem estar e segurança pessoal.
Pulseira da Paz ... |
Após a exploração da "PAZ" na sala de atividades ao longo do mês de janeiro e, para que cada criança pudesse levar consigo um símbolo que lhes fizesse recordar estas vivências e desta forma Sentir e Fazer a PAZ, elaboraram-se e levaram consigo uma pulseira com uma pomba branca, símbolo da paz e a palavra paz.
Pomba, símbolo da Paz. |
Foi também desenvolvida uma atividade conjunta às 4 turmas, através da decoração de uma pomba em que se utilizaram diferentes materiais, permitindo uma vez mais desenvolver a criatividade e o sentido de estética. Cada turma decorou uma parte da pomba que foi dividida em 4 partes e no final voltou-se a juntar, tendo sido colocada no átrio de entrada do nosso JI. Apelou-se, desta forma, à Paz no Mundo e em cada um de nós com a seguinte frase: “ Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho”( Gandhi), em que cada um de nós, crianças e adultos somos os construtores da PAZ.
Educar para os Afetos: Valores fundamentais a promover pela escola.
Crianças com a sua mensagem, antes de as colocarem no cesto |
Durante o mês de Fevereiro, as atividades privilegiaram a Vivência dos Afetos, tendo por base o tema Segurança Emocional, definido no PAA do JI para este mês. Criou-se mais um momento de partilha e convívio entre todos os alunos na nossa biblioteca, no qual cada criança e adulto trocou mensagens de afetividade/amizade.
Estas mensagens foram
trabalhadas/ exploradas nas turmas pelos alunos, recorrendo ao registo gráfico
em forma de desenho/ilustração e em forma de escrita.
Cesto colorido que contém todas as mensagens de amizade. |
Este,foi um momento
intenso, vivido e sentido por todos, tendo permitido a troca de afetos em forma
de AMIZADE, envolvendo
todas as crianças e adultos. Realizaram-se diversos painéis sobre os
afetos, celebrando assim o dia dos namorados/dia dos amigos.
Troca de mensagem de afeto/amizade entre duas crianças. |
Desenvolver a
promoção
de valores num
espírito de comunidade.
de valores num
espírito de comunidade.
CARNAVAL: os Romanos do jardim de infância de Chaves
É sempre um momento que envolve toda a comunidade educativa: os pais/familia, colaboraram com a preparação dos disfarces dos seus filhos/educandos. Mais uma vez, este foi vivido de forma
interessante e lúdica. Aderimos ao desfile da cidade cujo tema proposto foram “Os Romanos”. Além de pesquisas e registos realizados pelas crianças acerca da presença dos romanos na nossa cidade de Chaves, realizou-se todo um trabalho de sensibilização e motivação a este tema proposto pela autarquia. Cada turma caraterizou os seus disfarces com a cor identificativa das suas salas (sala amarela, azul, laranje e verde) e, todos juntos partimos para mais uma aventura pela cidade: o dia do Cortejo de Carnaval.
Turma 2: sala azul |
Turma 3: sala laranja |
Turma 5: sala verde. |
Cada turma caraterizou os seus disfarces com a cor identificativa das suas salas (sala amarela, azul, laranje e verde) e, todos juntos partimos para mais uma aventura pela cidade: o dia do Cortejo de Carnaval.
O Dia do Pai foi explorado e vivenciado através de atividades de pesquisa e de expressão plástica, que culminaram com o presente/lembrança que cada criança levou para o seu pai. A mensagem que quisemos fazer chegar junto dos pais dos nossos alunos e porque esta também foi a Semana da Leitura: "Pai, conta-me/lê-me uma história", alertando e sensibilizando para a importância da leitura e do prazer dos livros .
Momentos de leitura com os filhos, tornam-se por excelência, momentos de ternura e proximidade física em que se demonstra afeto à criança e ao seu livro.
Aprender e Crescer ... numa escola, onde o Saber e o Ser caminham lado a lado!