A Matemática em contexto da Expressão Plástica
A observação de regularidades na actividades diárias (...) a ideia de variável, essencial no pensamento algébrico, começa a formar-se com a exploração deste tipo de situações" (Moreira e Oliveira, 2003).
Actividade: Dia do Pai
Querido pai ... és o meu melhor amigo!
Gostamos muito de ti.
Valorizando e explorando as relações afectivas e os sentimentos para com o pai, elaboramos um presente para cada criança oferecer neste dia (19 de Março). Uma vez mais, recorremos ao material de desperdicio ... reciclando sempre que possível.
Material utilizado:
Tiras de cartão das embalagens do leite;
Serapilheira
Tintas de tecido.
Tintas de tecido.
Após forradas as tiras de cartão, colando a serapilheira no mesmo, colorimos com tinta para tecido. Usamos 5 cores, tendo as crianças escolhido o padrão a utilizar de acordo com modelos apresentados e pesquisados na internet.
OBJECTIVOS:
Compreender e valorizar o papel do pai na família;
Desenvolver o sentido de estética;
Promover tarefas/actividades de conhecimento matemático, através dos padrões (ordenação das riscas pelas cores);
Promover a comunicação matemática.
É assim que no jardim de infância, ocorrem inumeras situações em que o educador pode propor a observação, a procura e produção de padrões. É importante que as crianças descubram e imaginem/criem padrões em diferentes contextos, neste caso em contexto de Expressão Plástica.
Desta forma, é simples "fazer" matemática .... e as crianças aprendem!
De todos nós da sala 4 do JI de Chaves