segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Importância da Educação Alimentar

no Jardim de Infância de Chaves



Muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida. Por outro lado, uma alimentação saudável durante a infância é essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento e prevenir uma série de problemas de saúde ligados à alimentação, como sejam a anemia, o atraso de crescimento, a malnutrição, a obesidade, ou a cárie dentária.







Há, hoje, evidência que a educação alimentar pode ter resultados extremamente positivos, em especial quando desenvolvida com grupos etários mais jovens, no sentido da modelação e da capacitação para escolhas alimentares saudáveis.








E, assim o fizemos com os nossos alunos, ao proporcionar actividades que lhes permitiram experienciar e aprender qual a importância de uma alimentação saudável. Os programas e esforços de educação alimentar devem ser contínuos e multifacetados.
Melhorar o comportamento alimentar de indivíduos e de comunidades não é tarefa de curta duração. Para além da família, a escola, em cooperação com serviços de saúde, autarquias e outras estruturas da comunidade, oferece, condições privilegiadas para o desenvolvimento deste processo.





Desta forma, foi assim que se explorou/desenvolveu mais um projecto junto com os nossos alunos, desta vez comtemplando a Área da Formação Pessoal Social, tendo como objectivos:
1) Criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação;
2) Encorajar a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada;
3) Promover a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde;
4) Promover o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.






E ... assim se Aprende no nosso Jardim de Infância ... !!!