domingo, 9 de março de 2014

Saúde Escolar na Turma 3 - JI de Chaves


SAÚDE ESCOLAR

A escola, constituindo-se como um espaço seguro e saudável, facilita a adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se por isso numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa.

É importante que todos se consciencializem de que a par do trabalho de aprendizagem da linguagem, matemática, expressões, educação para os valores ... etc, no nosso jardim de infância também  promovemos Atividades na Área da Saúde.

Todas estas aprendizagens realizadas, permitem que os nossos alunos construam todo um processo de aquisição de competências, que lhes permitirá realizar mais e melhores aprendizagens ao longo da vida.

E assim, em jeito de Jogo, a Brincar ... Aprendemos:

A Promoção da Saúde Oral - O que fazer para ter dentes Saudáveis!

Jogo dos Afetos

Jogo dos Afetos 


O desafio que se colocou, foi a partilha de conhecimentos entre os técnicos de saúde, educadora e os alunos recorrendo a metodologias ativas (jogo), tendo sempre em conta o papel dos próprios alunos na implementação da mesma. 

Jogo dos Afetos


O entusiasmo das crianças foi uma constante ...  envolveram-se e partilharam as suas dúvidas acerca da saúde Oral.
A enfermeira Dulce e a estagiária Maria, sentiram-se felizes pelo interesse e motivação demonstrada pelas crianças durante a realização dos jogos.

Jogo das Cadeiras: conforme iam perdendo a cadeira, a enfermeira observava os dentes e questionava quais os cuidados que tinham com os mesmos.

Visualização de um filme acerca da higiene e prevenção de doenças.

Kit de limpeza dos dentes oferecido pela Equipa de Saúde Escolar.


















Foto de Grupo ... os nossos rostos evidenciam a alegria e satisfação por mais uma atividade e aprendizagem, promovida pela enfermeira Dulce e estagiária Maria da Equipa da Saúde Escolar.

                                                                Bem hajam!



        De todos nós da Turma 3 do Jardim de Infância de Chaves