sexta-feira, 9 de maio de 2014

Semana da Leitura


Jardim de Infância de Chaves


A curiosidade natural das crianças em idade pré-escolar (3,4 e 5 anos) é um importante factor para mobilizar e criar vontade de ver, folhear, mexer, contactar com as palavras escritas, com o Mundo dos Livros… com a Leitura!
Exposição de produções/trabalhos e livros.


Como prova desta realidade, foi a Semana da Leitura realizada no período de 17 a 21 de março, integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo e que acabou por ser um momento de festa que envolveu toda a comunidade do Jardim de Infância de Chaves: crianças, educadores, assistentes, Clube de Pais e Avós e famílias



Organizada pela Equipa da Biblioteca do Agrupamento e complementada pelas atividades planificadas pelo corpo docente do JI, esta semana foi vivida com muita intensidade, evidenciando que as atividades que envolvem os livros, a leitura e o espaço da nossa biblioteca do JI, espelham a alegria, a satisfação e o envolvimento positivo que todos os nossos alunos manifestam no decorrer desta semana e na preparação da mesma.

Hora do Conto na Biblioteca.
Nesta semana, a leitura centrou-se na leitura e exploração da obra de Palmira Martins, "O Grilinho Tenor", em que todas as turmas vivenciaram o prazer da leitura deste livro, que teve início com o seu conto, no espaço da biblioteca, seguido de um jogo didático, bem como da reconstrução do próprio livro através das suas imagens.

Elaboração de produções em expressão plástica.


Após a exploração da obra, quer nas atividades da biblioteca quer nas salas de atividades, foi tempo de se meter mãos à obra e partir para a divulgação desta obra através das muitas produções realizadas pelas crianças acerca das aprendizagens realizadas. 

Produções/registos escritos da obra.



A leitura, a escrita, a ilustração e a produção de composições plásticas, entre outras,  estiveram na base das várias atividades/tarefas executadas pelas nossas crianças, que proporcionaram o desenvolvimento da linguagem oral e propedêutica da escrita, potencializaram o gosto/prazer pelos livros, envolveram a participação da família no JI e enriqueceram a expressão artística e a criatividade.

Elaboração da Gaiola do Grilinho Tenor.








Visualização do filme "O Grilinho Tenor".

No decorrer deste evento, a biblioteca transformou-se num espaço diferente, mágico. Encontrava-se dividido em duas partes: uma destinada ao visionamento do filme, elaborado com a colaboração das crianças, na outra parte, havia uma tenda na qual as mães ou avós nos brindaram com a hora do conto, para delícia de todos nós. 


O final das manhãs foi enriquecido com o cantarolar da música do grilinho tenor, interpretado por cada uma das turmas e no período da tarde realizaram-se as diversas “horas” do conto. 
Hora do Conto da Turma 1

Na segunda-feira, foi a vez da turma 1, em que a mãe do José Daniel, interpretou o papel de capuchinho vermelho, com a ajuda de um fantoche transformista que interpretava as diversas personagens. No final, as crianças lancharam as “surpresas” que vinham no cestinho do capuchinho vermelho .
                             


Na terça-feira, de tarde, fomos ao Encontro com a autora Palmira Martins no auditório do Centro Cultural de Chaves, brindou-nos com a sua presença e com contos e canções animadas, seguidas de interações com o público (as crianças), de forma fantástica.
Encontro com a autora, Palmira Martins.











Momentos de interação com a autora.












Momento do autógrafo das obras.




No final, as crianças que compraram o livro foram solicitar o seu autógrafo.






Hora do Conto da Turma 5


Na quarta-feira de tarde foi a vez da turma 5, com a interpretação de três mães (Zé Pedro, Matias e Ângelo), brindando-nos com um teatro da história “A Galinha Ruiva”.A atividade foi encantadora e também saborosa, já que no final as crianças puderam provar o bolo que “ajudaram” a fazer durante o teatro.


Hora do Conto da Turma 3


Na quinta-feira de tarde, as mães da Diana e João Pedro da turma 2, com a ajuda da mãe do Francisco da turma 3, fizeram uma dramatização de fantoches: “ os 3 porquinhos”, que representaram de forma extraordinária, tendo como público os meninos da turma 2. Finalizando este convívio com um lanchinho.

Hora do Conto da Turma 3


Na sexta-feira, a avó da Maria da turma 3, não pode deixar de nos voltar a encantar com mais uma história, desta vez “ É tudo verdade, menos algumas mentiras do pequeno corvo”.





Clube de Pais e Avós.

O momento auge da semana (é difícil dizer qual foi), no entanto, o final foi brilhante, com a participação do Clube de Pais e Avós, num teatro na biblioteca, como seria de esperar, do “grilinho tenor”. Foi uma surpresa, com uma atuação completamente diferente em que as crianças e alguns adultos puderam sentir a emoção de ver um teatro às escuras, vendo refletidos os personagens da história com cores fluorescentes e luz negra. 

Crianças aguardando a atuação das mães.


Estavam presentes todas as crianças da escola mas o silêncio era tal que parecia não estar ninguém naquele espaço (Biblioteca) mágico, enquanto durou a atuação destes verdadeiros artesãos da magia.
Ás mães/pais

BEM HAJAM!!!


Sabemos que: se for feito um trabalho neste sentido com as crianças, estas certamente perceberão o quanto a leitura pode ser agradável e ao mesmo tempo contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social. 
Momentos de felicidade e orgulho entre as mães e os filhos.

A criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura, que sempre realizamos com os nossas alunos irão certamente contribuir para formar uma sociedade mais informada, mais esclarecida e mais interveniente, estando assim, todos nós conscientes da necessidade de criar e desenvolver hábitos de leitura nas nossas crianças desde a mais tenra idade.



               Aprender e Crescer ... numa escola, onde o Saber e o Ser caminham lado a lado!

Jardim de Infância de Chaves